A INSCOPSI – Instituto Contemporâneo de Psicanálise é uma Instituição sensível às mudanças na subjetividade. Comprometida com a “Essência da Psicanálise” e com a “Fonte” de onde emana e fundamentada nos pressupostos da Teoria Freudiana, valorizando-as em sua legitimidade.

 

A INSCOPSI proporciona aos seus alunos, um deleite nas diversas correntes Psicanalíticas não menos importantes que a anterior, com o propósito de explorar territórios até então desconhecidos e, ou, hostilizados por alguns Psicanalistas mais conservadores, fragmentando a concepção de novos conceitos psicanalíticos.

 

A INSCOPSI está empenhada em contribuir na Formação de Psicanalistas que lancem mão de conceitos da Psicanálise de mais de cem anos (teoria e prática), mas que também conheçam a Psicanálise Contemporânea e sua aplicação em diversos contextos sociais.

 

A Formação em Psicanálise constitui em uma série de atividades, requisitos e etapas que fazem de um indivíduo um Psicanalista qualificado para realizar atendimentos, dentre eles, aulas teóricas, seminários, grupos de estudos aprofundados, análise pessoal, análise ditada, seminários, e acima de tudo um processo seletivo rigoroso, que selecione pessoas éticas, com comportamento coerente ao curso e a profissão de psicanalista.

 

 

APRESENTAÇÃO

 

MENSAGEM DA DIRETORIA DA INSCOPSI AOS QUE DESEJAM INGRESSAR AO PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

 

A formação em Psicanálise se constitui em uma série de atividades, requisitos e etapas que fazem de um indivíduo um psicanalista qualificado para realizar atendimentos, dentre eles, aulas teóricas, seminários, grupos de estudos aprofundados, análise pessoal, análise ditada, seminários, e acima de tudo um processo seletivo rigoroso, que selecione pessoas éticas, com comportamento coerente ao curso e a profissão de psicanalista.

Ser um Psicanalista formado pela INSCOPSI não é uma tarefa fácil. A verticalidade da profissão exige um código de ética que deverá ser cumprido e respeitado por todos aqueles que outorgam o título de Psicanalista, que se comprometeram, em seu processo de formação, estudar profundamente as teorias freudianas e as de outros psicanalistas pós-Freud. Paralelamente, adequar-se as normas exigidas pelo Ministério do Trabalho e leis municipais.

 

É importante aos que desejam cursar Psicanálise, que tenham CAUTELA QUANTO À ESCOLHA DA SOCIEDADE PSICANALÍTICA QUE DESEJAM CONSTITUIR SUA FORMAÇÃO, para que a mesma, cumpra com os requisitos exigidos pelo Ministério do Trabalho, e estejam adequadas ao novo e complexo programa de formação psicanalítica.

 

O Psicanalista trabalha com as neuroses do sujeito, levando ao consciente o que está no inconsciente, para que haja um processo de ressignificação. Para isso, é preciso uma formação adequada e uma ética profissional imensurável.

 

Saudações INSCOPSIANAS,

 

Edécio Francelino dos Santos

Psicanalista 

Diretor Presidente da INSCOPSI - Instituto Contemporâneo de Psicanálise

 

 

 

'Ensino, sistemático

e avançado, dos fundamentos

da teoria, técnicas e experiências

psicanalíticas'.

 

 

01. Curso

FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE

 

 

02. Classificação Brasileira de Ocupação – MTE - Ministério do Trabalho e Emprego

 

ANALISTA (PSICANÁLISE) - CBO: 2515-50

 

 

03. Regulamentação

 

A Formação em Psicanálise é de caráter Livre no Brasil, porém, a profissão é reconhecida e amparada pela Portaria 397 de 09/10/2002 do Ministério do Trabalho e Emprego – CBO nº 2515-50 e Aviso 257/57 do Ministério da Saúde;

Decreto Federal 2208 de 17/04/97, Portaria 397 do Ministério do Trabalho, Parecer CONJUR/MS/CMA 452/2.

 

04. Reconhecimento

 

A INSCOPSI – Instituto Contemporâneo de Psicanálise é reconhecida e certificada pela LAQI - Latin American Quality Institute, instituição filantrópica que reconhece e aprova os cursos promovidos pela INSCOPSI no âmbito nacional e internacional.

 

 

05. Modalidade

 

Presencial

 

 

06. Público alvo

 

Profissionais graduados em Curso Superior em qualquer área ou que estejam em fase de conclusão da mesma.

 

 

07. Histórico da Instituição Responsável pela oferta do curso

 

A INSCOPSI – Instituto Contemporâneo de Psicanálise é uma Instituição sensível às mudanças na subjetividade.

Comprometida com a “essência da psicanálise” e com a “fonte” de onde emana, oferece aos alunos “psicanalistas em formação” um ambiente propício à aprendizagem, disponibilizando um acervo de informações sistematizados e avançados dos fundamentos das teorias, técnicas e experiências analíticas.

 

O pensamento contemporâneo tomou outro rumo a partir do discurso psicanalítico.

 

O homem do século passado era acometido por sintomas e patologias diretamente ligadas ao contexto social em que estava inserido, que certamente fundamentou a Teoria Freudiana, e, os conceitos de Psicanálise.

O homem da contemporaneidade, embora possa apresentar sintomas e patologias iguais ao do homem do século passado, diferencia-se, porém, por causa dos fenômenos sociais que certamente, não estavam presentes no primeiro.

 

Fundamentada nos pressupostos da Teoria Freudiana, valorizando-as em sua legitimidade, a INSCOPSI, proporciona aos seus alunos um deleite nas diversas correntes psicanalíticas não menos importantes que a anterior, com o propósito de explorar territórios até então desconhecidos e ou hostilizados por alguns psicanalistas mais conservadores, fragmentando a concepção de novos conceitos psicanalíticos.

A INSCOPSI está empenhada em contribuir na formação de psicanalistas que lancem mão de conceitos da psicanálise de mais de cem anos (teoria e prática), mas que também conheçam a psicanálise contemporânea e sua aplicação em diversos contextos sociais.

O Projeto pedagógico que sustenta a INSCOPSI é formado por disciplinas que visam embasar teoria e prática aos psicanalistas em formação, a fim de que esses profissionais adquiram uma visão do sujeito como “sujeito heterogêneo” no mundo contemporâneo e, busquem através de uma mudança conceitual, adequar o tratamento ao indivíduo que o busca e, não o contrário.

Portanto, o projeto em sua especificidade atende à demanda do que podemos chamar de uma nova clínica – a “Clínica da Contemporaneidade”. Em outras palavras, a INSCOPSI propõe mudanças de paradigmas subjetivos na contemporaneidade viabilizando o uso de novas ferramentas teóricas para a condução do tratamento, distintas daquelas fornecidas pelo referencial psicanalítico clássico, oriundas da clínica da histeria.

 

08. Parcerias

Instituto Meta

Evoluir Excelência Humana

Instituto Evolver

 

09. Justificativa

Psicanálise é um método de investigação que busca os significados inconscientes dos atos, palavras e produções imaginárias, por meio da associação livre, que é observada a partir de dedicada atenção definida como uniformemente flutuante, visando colher dados que ensejem uma interpretação.

Sigmund Freud foi o grande sistematizador e iniciador de uma inversão do olhar médico que consistiu em levar em conta, no discurso da ciência, as teorias elaboradas pelos próprios doentes a respeito de seus sintomas e mal estar.

As sessões são conduzidas com o paciente deitado num divã, ficando o analista sentado de tal modo que fique de fora das vistas do paciente, vez que se quer levá-lo, completamente desligado da lógica e da censura, à livre expressão de material associativo, de fantasias, de divagações, de descrição de cenas de qualquer época, de pensamentos do momento, de sonhos antigos e atuais, de sentimentos recorrentes ou não, fobias, parafilias... Iniciando assim a livre associação, processo esse que começa após entrevistas preliminares.

O grande enigma que o homem luta por descobrir é o seu próprio eu.

No decorrer da história da humanidade, o homem foi capaz de evoluir inventar, reinventar, mais ainda não foi capaz de descobrir dentro de si os porquês das suas esquisitices. Freud dizia: “de perto ninguém é normal...”

Apesar de toda essa parafernália de invenções tecnológicas, o homem esquece que é o elemento mais importante da história e necessita de se auto conhecer. Adoece psicologicamente, tem depressão, fobias, insônia, transtornos compulsivos, síndromes de pânico, mas, mesmo assim, resiste e cede aos reclames do mundo que o engole sem degustá-lo.

A Psicanálise nos remete justamente a uma parada reflexiva nos ajudando a compreender os porquês das nossas atitudes e analisando o resultado daquilo que fizeram conosco na fase de desenvolvimento (0 – 7 anos – estabelecimento das neuroses).

10. Objetivo Geral

Formar pessoas que desenvolvam com autonomia e rigor, a investigação científica em Psicanálise e áreas afins, considerando as questões psicológicas do inconsciente; criar condições para o desenvolvimento eficiente de profissionais de alto nível da área de interpretação sintomatológica dos processos neuróticos. Tornar-se um centro de referência para o ensino e pesquisa em Psicanálise Freudiana e demais Psicanalistas pós-Freud. Abordar temáticas atuais, diversificadas, e aprofundadas, no campo do autoconhecimento, apresentando, discutindo, e permitindo reflexões críticas sobre aspectos teórico-conceituais, metodológicos e modos de prevenção e investigação, de modo a possibilitar a construção e o desenvolvimento de novos conhecimentos e ferramentas que atendam as demandas atuais de ensino, pesquisa e atuação profissional no âmbito Psicanalítico.

   Objetivos Específicos

  • Visa formar pessoas para o exercício profissional, atuando em consultórios, clínicas, hospitais, escolas, faculdades, empresas e instituições da área de comportamento humano e educação, podendo exercer a profissão em todo Território Nacional e em alguns países da América do Sul.

  •  Incentivar a realização de pesquisas e a produção científica no âmbito literário.

 

 

11. Metodologia

Aulas presenciais com encontros mensais.

Aula expositiva; leitura; estudo dirigido; análise pessoal; trabalho de grupo; seminários, etc.

 

12. Duração

 

Dois anos e meio:

30 Meses com aulas em um final de semana ao mês, sábado ou domingo, das 8 às 12 e das 13 às 19hs.

 

 

13. Processo seletivo dos candidatos que desejam ingressar ao curso

 

•1ª etapa:

 

Entrega do Currículo Vitae ou Lattes (sujeita a aprovação pela diretoria da INSCOPSI).

•2ª etapa:

Entrevista com um psicanalista credenciado à INSCOPSI e pagamento da taxa.

•3ª etapa:

 

Realização da matrícula (apenas aos aprovados pelas etapas acima).

OBS: Utilizamos o mesmo processo seletivo elaborado para os candidatos que desejam ingressar em um mestrado.

 

 

14. Certificação

 

Certificado de Formação em Psicanálise emitido pelo Departamento de Cursos da INSCOPSI - Instituto Contemporâneo de Psicanálise, de acordo com CBO nº2515-50 do Ministério do Trabalho.

 

 

15. Módulos mensais

 

Disciplinas / Carga Horária

1 Introdução a Psicanálise- 10h

2 Vida e Obra de Freud- 10h

3 Teoria Psicanalítica I 10h

4 Teoria Psicanalítica Freudiana II - 10h

5 Interpretação Psicanalítica dos Sonhos - 10h

6 Teoria Psicanalítica da Sexualidade Humana - 10h

7 Neurofisiologia Humana - 10h

8 Neurose e Psicose - 10h

9 Teoria Psicanalítica Freudiana III - 10h

10 Ética e Normas Técnicas em Psicanálise - 10h

11 Doenças Psicossomáticos - 10h

12 Psiquiatria e Psicanálise - 10h

13 Técnicas do Setting Analítico  - 10h

14 Psicanálise Infantil - 10h

15 Hipnoterapia Psicanalítica - 10h

16 Terapia Breve de Orientação Psicanalítica - 10h

17 Teoria Psicanalítica Freudiana IV - 10h

18 Psicologia e Psicanálise - 10h

19 Teoria Psicanalítica Freudiana V - 10h

20 Seminário de Lacan - 10h

21 Metodologia de Pesquisa e Trabalho Científico - 10h

22 Psicanálise e Educação- 10h

23 Psicanálise Contemporânea - 10h

24 Psicopatologias - 10h

25 Interpretação Sintomatológica dos Processos Neuróticos - 10h

26 Psicofarmacologia - 10h

27 Seminário de M.Klein e Winnicott - 10h

28 Filosofia aplicada a Psicanálise - 10h

29 Seminário de Jung - 10h

30 Estudo de casos clínico de Freud e Psicanalistas Atuais - 10h

16. Corpo docente

Formado por Psicanalistas, Psicólogos, Psiquiatras, Médicos, Filósofos, Antropólogos, Teólogos, Educadores, Bacharéis e demais Especialistas, Mestres e Doutores oriundos do quadro da INSCOPSI.

 

 

17. Extraclasse

 

Atividades / Carga Horária

1 - Formação Continuada - 65h

2 - Análise Pessoal com psicanalista credenciado pela INSCOPSI (não inclusa na mensalidade) - 65h

3 - Atendimento com pacientes-piloto (após 15º módulo e recebimento da carteira provisória de credenciamento) - 35h

4 - Supervisão de paciente piloto com psicanalista credenciado pela INSCOPSI (não inclusa na mensalidade) - 15h

5 - Pesquisas e estudos de trabalho científico (artigo) - 100h

6 - Seminários, simpósios, jornadas, congressos, cursos voltados à saúde mental e comportamento humano (devidamente comprovado com certificados e/ou declarações das entidades) - 200h

TOTAL 480h

Total geral de horas

780 horas

18. Artigo Científico

 

Tema escolhido de acordo com os módulos apresentados pela INSCOPSI.

19. Material didático

As apostilas estão inclusas nos curso.

20. Artigo Científico

Tema escolhido de acordo com os módulos apresentados pela INSCOPSI.

 

 

21. Material didático

As apostilas estão inclusas nos curso.

22. Documentos para matrícula

1 - Preenchimento da ficha de matrícula;

2 - 1 foto 3x4 (atual);

3 - Cópia do RG e CPF;

4 - Cópia do Titulo de Eleitor;

5 - Cópia da Reservista (para homens);

6 - Cópia do Registro de Nascimento ou Certidão de Casamento;

7 - Diploma e histórico escolar do curso superior de qualquer graduação;

8 - Cópia do comprovante de endereço;

9 - Atestado de Sanidade Mental (prescrito por um médico);

10 - Atestado de Antecedentes Criminais.

*Este Programa de Formação em Psicanálise é exclusivamente registrado em cartório em nome da Presidência da INSCOPSI, não pode ser integralmente ou parcialmente copiado, plagiado ou divulgado por outras instituições de formação psicanalítica de acordo com a LEI Nº 5.988, DE 14 DE DEZEMBRO DE 1973.

 

Psicanalista não faz perguntas; busca resposta.

PERNAMBUCO

Petrolina  SEDE (87) 99611-6969

                             (87) 99617-7453

                             (87) 99970-6618

Ouricuri (87) 9970-6618

Serra Talhada (87) 99671-7453

Caruaru (81) 99978-9322

CEARÁ

Fortaleza: (85) 99661-3132

                   (85) 98951-8851

Juazeiro do Norte/Crato:(88)3587-3454

                                            (88)99936-5085

                                            (85)98801-0365

© 2003 por INSCOPSI - Instituto Contemporâneo de Psicanálise.